domingo, 7 de agosto de 2016

Crítica e Senso Crítico

Estava pensativa quanto à palavra “Crítica”. Apesar de ter alguma noção do que é crítica, quis ir investigar alguns  ângulos da crítica.

Procurei qual é a sua origem, que retirei do Dicionário Etimológico Online:
“O termo crítica provém do grego kritikē (κριτική), que significa  (a arte de) "discernir", "separar", "julgar". É um ato do espírito que preserva o que merece ser afirmado e põe em dúvida a pretensão daquilo que pode ir além do seu domínio de aplicação e, portanto, não merece ser afirmado.”
Em seguida procurei só o significado da palavra em si, que retirei do Dicionário de Português Online:
Análise avaliativa de alguma coisa; ação de julgar ou de criticar (…)” “Análise sistemática das condições e consequências de um conceito; significa a teoria, a disciplina ou uma aproximação e uma tentativa de compreender os limites e a validade de um conceito.”
Procurei o significado de Julgar, estando ele ligado à crítica:
“Supor algo ou alguém pela aparência, forma ou atitude.” “Sentenciar; ter uma opinião sobre; considerar; supor(…)”
Que me levou a procura o significado do Senso Crítico, que é algo que está implícito em todo o ser humano, também retirado  Online:
“Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.”
 Em seguida procurei o significado da Reflexão crítica?
Reflexão crítica é uma tomada de consciência; examinar ou analisar fundamentos e razões de alguma coisa. Refletir criticamente é a atitude de investigar e para isso é necessário conhecer aquilo que é investigado, sem nenhum tipo de preconceitos e pré-conceitos.”
E por fim procurei o Significado de observar, porque penso que observar e analisar estão interligados, dando a origem a uma opinião crítica de algo ou alguém:
“Espiar; analisar de modo sorrateiro, escondido (…) Analisar empírica e cientificamente (…) Examinar; olhar fixamente para algo, alguém ou para si próprio; analisar com cuidado; ver atenciosamente (…) Exprimir juízo de valor ou opinião sobre (…)”

Após análise feita os meus conceitos de crítica não estão fora da realidade descrita acima.
Quando olhamos à nossa volta, observamos, fazemos sempre várias análises, algumas dessas análises só tem um peso crítico, sem uma reflexão consciente dos fatos, sobrando só o Julgamento.
Julgar opiniões, pessoas ou atos, não torna nada concreto no final, são só julgamentos. Penso que é um ato medíocre do ser.
Ter uma opinião crítica, ou senso crítico é utilizar a capacidade de raciocínio de uma forma inteligente. Analisando e refletindo numa busca da verdade dos fatos.
Todas essas reflexões quando analisadas, tem como fundamento e base o conhecimento verídico dos fatos, sem qualquer tipo de julgamento. Refletir criticamente é ter a noção de que é necessário investigar, conhecer aquilo ou a quem nós estamos a investigar, sem qualquer tipo de preconceitos ou pré-conceitos.
Entre ter senso crítico e o julgar existe uma linha ténue, daí a necessidade de observar as nossas intenções, ver quais são os juízos de valor que realmente estamos a fazer ou a exprimir. Sabendo que o senso crítico é uma forma inteligente, que não pune, pois sabe como o ser humano é falível, a crítica por si só não raciocina só julga.
Ultimamente ouço muito falar sobre crítica e acabo por dar a minha opinião, querendo ou não, é mais forte do que eu, que é sempre que deveríamos parar, refletir um pouco, observar e analisar os fatos, pôr numa balança e em seguida analisarmos o porquê de nos chamar atenção ou até nos ter deixado aborrecidos determinado ato, antes de exprimirmos qualquer tipo de opinião. Sei que muito desse senso crítico ou crítico vem de algo que no momento não aceitamos, não compreendemos e muitas das vezes analisamos o outro numa base dos nossos próprios comportamentos. Sendo essa base o ciúme, a inveja, a mentira e o orgulho.
E no final fica sempre a dúvida no gostar e do não gostar, do querer ter por perto e do não querer ter por perto...
Que numa analise refletiva, investigando tudo e todos pontos controversos, com certeza que teremos a conclusão exata da atitude que teremos que ter.

Z.O


Sem comentários:

Enviar um comentário